O mascote traz um rosto para a marca, desta forma consegue-se gerar empatia, confiança e humanização. Devido sua fácil capacidade de se conectar com o público, o mascote possui maiorreceptividade, assim transmitindo a mensagem da marca de forma mais criativa, bemhumorada e eficaz. Quando bem empregado o mascote chama atenção do consumidor e facilita acomunicação da marca.
Hoje em dia com tantos concorrentes no mercado a disputa por atenção está cada vez maior. E este é um outro ponto em que os mascotes entram em ação para ajudar suas marcas a se destacarem. Nosso cérebro memoriza de forma muito mais rápida as imagens, em comparação aos textos. Por isso os mascotes ganham destaque e fazem a marca ser reconhecida e lembrada mais facilmente. A associação de um mascote pode ser tão forte que mesmo quem não consome os produtos da Cheetos, por exemplo, conhece o personagem da marca.
Grande parte da nossa decisão de compra está ligada ao nosso emocional. O mascote cria um vínculo afetivo que desperta o interesse e a empatia das pessoas, influenciando a decisão de compra do cliente.